HomeBlogSaiu na MídiaUOL: Enem 2019: como se preparar nas 25 semanas antes da prova

UOL: Enem 2019: como se preparar nas 25 semanas antes da prova

Veículo: UOL Educação

Data: 12/05/2019

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 foram abertas na segunda-feira (6). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Até lá, o aluno tem 25 semanas para se preparar e revisar o conhecimento adquirido durante o ensino médio.

Mas, antes de separar uma pilha de livros e apostilas e começar uma maratona de estudos, a preparação para o Enem exige um planejamento detalhado. O UOL conversou com especialistas sobre como organizar esse tempo e o que fazer para que as 25 semanas rendam mais.

A resolução de provas anteriores e de simulados também deve fazer parte da rotina. Para Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino PH, esse é o melhor método para definir qual conteúdo estudar. “Tem que focar. O aluno acha que vai ter muito tempo em 25 semanas, mas pode cometer um erro clássico: achar que precisa estudar tudo de novo. Ele deve priorizar aquilo que não sabe.

Como descobrir isso? Pela realização de simulações”, diz. A recomendação é que o aluno faça uma prova a cada duas semanas ou pelo menos uma prova por mês. Uma dica é usar os finais de semana para os testes.

Leia mais