HomeBlogNossa RedeTroca de livros estimula conscientização entre os estudantes

Troca de livros estimula conscientização entre os estudantes

Projeto do Colégio Talentos aliou ação ao ensino sobre economia financeira

Pensando em uma alternativa para economizar com a lista de material escolar e, ao mesmo tempo, estimular o pensamento crítico entre os estudantes, o Colégio Talentos, de Sorocaba (SP), desenvolveu o projeto “Troca de Livros”. Nele, alunos do Ensino Fundamental trocaram ou venderam livros paradidáticos entre si.

Como o material em questão é apenas de leitura, eles podem ser reaproveitados por outros estudantes. Nesse sentido, alunos do quinto ano, por exemplo, disponibilizaram seu exemplar para os estudantes do quarto ano, assim como receberam ofertas do sexto ano.

Uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora Maria Francine Fonseca, explica que a ação levou em conta o próprio material de educação financeira estudado dentro de sala de aula, que envolve a sigla DSOP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

“É importante mostrar para a turma que os pais e responsáveis têm gastos com lista de material e que a reutilização evita o desperdício. Ao mesmo tempo, eles entendem que é necessário ter cuidado com o livro para que ele possa ser reutilizado por outros no futuro”, conta Maria Francine.

Na primeira edição da feira, realizada no início do ano, foram trocados e vendidos cerca de 200 exemplares. O colégio considerou a ação um sucesso e já se tornou atividade fixa no calendário escolar. “Para tornar isso possível, conversamos com os pais. Sabemos que a lista de material é extensa e muitas vezes gera conflito”, comenta a coordenadora.

Segundo Maria Francine, o próximo passo é propor a troca de mochilas e lancheiras no final do ano. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que a maioria não reaproveita os objetos. Será uma nova oportunidade de aliar a economia e a conscientização ao conteúdo pedagógico”, completa.

Se você é professor, aluno ou gestor, compartilhe seus projetos pedagógicos com o pH. Quanto mais dividimos o nosso sucesso, mais ganhamos força. Vamos juntos? Envie-nos a sua história.