Quero Bolsa: Dicas de interpretação de texto para o Enem

Data: 26/04/2019

Veículo: Quero Bolsa

Saber interpretar textos é um grande diferencial para o candidato que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visto que questões envolvendo essa competência aparecem em todas as áreas do conhecimento.

Além disso, a interpretação de texto pode ser encarada como uma estratégia de prova, que ajuda a resolver as perguntas de um jeito melhor e mais rápido. Confira abaixo dicas valiosas para conseguir bons resultados nesse quesito e arrasar no Enem.

Leia com atenção

Uma leitura cuidadosa é o ponto de partida para uma boa interpretação. Para não precisar ler e reler o texto várias vezes, logo no primeiro contato é importante grifar as palavras-chave, de modo a tornar mais claro o conteúdo trabalhado pelo autor, e também checar a ideia central do texto.

Identifique o gênero textual

O vestibulando deve saber o gênero textual com o qual está trabalhando. Alguns exemplos comuns são matéria de jornal, poema, trecho de romance, publicidade, e-mail e manual de instrução.

Outro elemento para identificar, segundo o professor e autor do material de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, é o modo de organização discursiva do texto: descritivo, narrativo, argumentativo, injuntivo ou expositivo. “A partir disso, é preciso entender a intenção do texto e o seu público-alvo”, falou.

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *