HomeBlogEscolaA importância dos simulados para a melhoria do desempenho

A importância dos simulados para a melhoria do desempenho

Melhorar o desempenho dos alunos e aumentar a taxa de aprovação no Ensino Superior são objetivos e desafios de todas as escolas. Uma série de estratégias e medidas podem ser adotadas para ajudar nesse processo. Uma delas é a aplicação de simulados de prova, que pode trazer muitos benefícios para o resultado dos alunos nos exames oficiais.

Preparamos este artigo sobre a importância dos simulados de provas para a melhoria do desempenho dos alunos. Confira!

A importância dos simulados de prova para os alunos

Os simulados de prova são de grande importância para os alunos uma vez que afetam positivamente os resultados nos exames oficiais. Leia abaixo 4 benefícios da aplicação de simulados para os alunos.

Conhecimento e desempenho em cada matéria

Quando realizada regularmente, a aplicação de simulados de prova para os alunos promove um feedback sobre o desempenho, levantando pontos fortes e pontos de melhoria em cada disciplina. A partir desse feedback, a equipe escolar pode auxiliar o aluno a traçar uma estratégia de estudos para o ENEM e vestibulares, propondo revisões dos conteúdos que os alunos apresentam desempenho inferior.

Gerenciamento de tempo

Com a realização de simulados, os alunos aprendem a gerenciar seu tempo durante a realização da prova. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo, o examinado cerca de 3 minutos para responder cada questão. Por meio da realização de simulados do ENEM, o aluno consegue medir quanto tempo, em média, ele leva para preencher o gabarito e escrever e passar a redação a limpo.

Aprimoramento no processo de aprendizagem

A realização de atividades é mais eficaz no processo de retenção do conteúdo ensinado do que a leitura. Sendo assim, os simulados de provas de vestibulares são de grande valor e proporcionam um aprimoramento no processo de aprendizagem.

Controle emocional e preparo físico

O ENEM e os vestibulares são momentos de tensão para os alunos. Por isso, a simulação da experiência da prova é fundamental para que os alunos cheguem mais tranquilos e preparados ao dia da prova. Além disso, o ENEM e os vestibulares são provas de duração extensa e exigem controle emocional por parte do avaliado. Com a simulação, o aluno chega ao dia da prova mais preparado para passar muitas horas concentrado fazendo a prova.

Aplicação do simulado de prova na escola

Com o objetivo de auxiliar os alunos a obterem um melhor desempenho no ENEM e vestibulares, é importante que a escola separe alguns dias letivos para realizar a simulação da prova, estabelecendo o mesmo tempo de duração e as mesmas exigências das provas oficiais, como cor da caneta, lanches permitidos, regras de rasura e preenchimento do gabarito.

A aplicação do simulado de prova ajuda o aluno a lidar com fatores diferentes daqueles experimentados em uma avaliação na escola, mas que são importantes e impactam o resultado nas provas oficiais. Além dos fatores citados acima, a aplicação de simulados auxilia o aluno a traçar sua estratégia de prova. Durante os simulados, ele pode testar se é melhor escrever a redação antes ou depois de responder às questões objetivas, por exemplo. Como a estratégia de realização da prova é diferente para cada aluno, é importante que seja testada e adaptada ao que melhor funciona para cada um.

Conclusão

A aplicação de simulados de prova é importante para a melhoria do desempenho dos alunos, uma vez que ajuda a gerenciar melhor o tempo e a traçar uma estratégia de prova, auxilia no controle emocional e no preparo físico, influencia positivamente o processo de aprendizagem e, principalmente, promove feedbacks dos conteúdos e habilidades que os alunos apresentam maiores dificuldades e precisam ser revisados.

A partir desse feedback, a escola deve realizar intervenções pedagógicas para obter um resultado mais satisfatório do desempenho dos alunos. Quer saber mais sobre como as avaliações influenciam nas intervenções pedagógicas? Leia no infográfico o passo a passo para melhorar o desempenho dos alunos com avaliações e intervenção pedagógica:

a-importancia-dos-simulados-para-melhoria-do-desempenho-cta