Alunos do Ensino Médio buscam respostas para futuro profissional em projeto escolar

Colégio Mesquita (SP) desenvolve trabalho de conclusão de curso com estudantes há 12 anos

A escolha da carreira é um momento de incertezas na vida dos estudantes. Para auxiliá-los nessa etapa, o Colégio Mesquita (SP) desenvolve, desde 2007, um projeto de conclusão de curso com o terceiro ano do Ensino Médio. Além de clarear os possíveis rumos profissionais, a ação promove a iniciação dos alunos na pesquisa científica e o trabalho em equipe.

O projeto começa já no final do segundo ano do Ensino Médio, quando os estudantes apontam os temas que têm interesse em se aprofundar. Em fevereiro, eles se dividem em duplas e, cada uma com um professor orientador, começa a desenvolver o trabalho. A entrega do trabalho escrito acontece na segunda quinzena de agosto, enquanto a apresentação, com direito a banca e plateia, ocorre entre outubro e novembro.

“O resultado é extremamente gratificante porque antes, me preocupava com a falta de perspectiva dos jovens em relação ao futuro. Como são muito jovens, o projeto possibilita que eles descubram novos caminhos e, a partir disso, têm a chance de errar menos”, comenta a coordenadora do Ensino Médio, Alda Romboli Greghi.

Segundo Alda, 53 estudantes participam da edição do projeto em 2019. No total, cada professor fica responsável por duas duplas. Apenas um dos trabalhos deste ano será feito individualmente. “É muito gratificante ver a conclusão desses trabalhos e o respeito que um tem pelo outro na hora da apresentação. Eles demonstram solidariedade com quem está nervoso, se unem para auxiliar nas projeções uns dos outros. E depois disso, eles aproveitam esse conhecimento na universidade”, finaliza a coordenadora.

Se você é professor, aluno ou gestor, compartilhe seus projetos pedagógicos com o pH. Quanto mais dividimos o nosso sucesso, mais ganhamos força. Vamos juntos? Envie-nos a sua história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *