HomeBlogContextoDia Nacional das Artes

Dia Nacional das Artes

O Dia Nacional das Artes é comemorado anualmente no dia 12 de agosto. A data foi criada para celebrar as diversas manifestações artísticas que abrangem variadas áreas, como a música, a literatura, o cinema, o teatro, a pintura e tantas outras.

Neste artigo sobre o Dia das Artes, falaremos sobre a origem da data. Ainda, leia ideias de atividades para celebrá-lo no ambiente escolar. Confira!

Origem do Dia Nacional das Artes

A origem do Dia Nacional das Artes é o decreto de lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978 e a Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Essas leis regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de reconhecerem mais de 100 outras funções que também compõem o trabalho artístico.

Conforme a legislação brasileira, artista é o profissional que “cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversões públicas”.

Dia Mundial da Arte

Além de existir o Dia Nacional das Artes, existe um dia internacional dedicado a isso. O Dia Mundial das Artes é comemorado no dia 15 de abril. A data foi criada pela Associação Internacional de Arte (IAA, na sigla em inglês) como forma de conscientizar a atividade criativa no mundo todo.

A data foi comemorada pela primeira vez em 2012 e foi escolhida em homenagem ao nascimento de Leonardo da Vinci. Nos Estados Unidos, há uma série eventos — como exibições, performances, rodas de conversa com artistas — todos os anos, desde 2015, para celebrar a data. Em 2020 a celebração se dará na cidade de Los Angeles pelo quarto ano consecutivo.

Como trabalhar o Dia das Artes na escola?

Essa data tão importante merece ser celebrada nas escolas. As artes podem ser trabalhadas nas aulas dos mais diversos componentes curriculares, não se limitando à área de Linguagens e suas Tecnologias. Veja abaixo algumas ideias de como trabalhar o Dia das Artes na escola.

Excursão para um museu, exposição, teatro ou apresentação musical

Excursões para museus, exposições, teatros ou apresentações musicais são muito interessantes para comemorar o Dia das Artes, já que os alunos costumam gostar muito de excursões. Além disso, essas atividades têm muito a contribuir com as práticas pedagógicas de forma interdisciplinar.

Sessão de cinema na escola

A escola pode promover uma sessão de cinema como forma de celebrar o Dia das Artes. Pode escolher passar um filme para todos os alunos ou vários filmes em salas diferentes e deixar que os alunos escolham qual desejam assistir.

Para tornar a atividade mais rica, é interessante promover debates e rodas de conversa sobre os filmes assistidos e relacioná-los com os conteúdos estudados na escola.

Festival de talentos

Quer forma melhor de trabalhar as artes na escola do que incentivando a produção dos próprios alunos? Um festival de talentos é uma excelente maneira de valorizar os artistas que existem dentro da escola, mostrando a importância da profissão e sua contribuição para a sociedade.

Café Literário – Colégio Euclides da Cunha

O Colégio Euclides da Cunha, parceiro do pH, realizou uma atividade muito interessante que pode ser uma forma de celebrar o Dia das Artes. Trata-se do Café Literário, realizado com a turma S13, da 2ª série do Ensino Médio.

Na atividade, algumas obras de Machado de Assis foram trabalhadas. O Realismo, escola literária da qual o escritor fez parte, também foi abordado. Os estudantes, junto aos professores, discutiram as obras de Machado de Assis e do Realismo, assim como suas características, durante um café compartilhado com toda a turma.

A iniciativa do Café Literário do Colégio Euclides da Cunha pode ser uma grande inspiração para trabalhar a literatura com os alunos de forma lúdica e diferente do habitual.

Conclusão

A celebração do Dia das Artes é muito importante e reforça o valor dos artistas e suas produções para a sociedade. A escola pode realizar uma série de atividades para comemorar esse dia junto aos alunos. Essas atividades podem explorar as diversas formas de arte, como música, teatro, cinema e literatura.

As artes, além de entretenimento, contribuem para o melhor desempenho dos alunos, já que promovem um engajamento dos estudantes nas questões escolares. Outra forma de engajar os alunos é o uso da tecnologia na sala de aula. Leia nosso infográfico e descubra como utilizar materiais digitais no processo pedagógico:

trabalho-voluntario-nas-ferias-escolares

Como sua escola comemora o Dia Nacional das Artes? Comente!